Noticias da Igreja Católica


Após a Missa Papal de canonização no próximo domingo, dia 27, os fiéis poderão venerá os novos Santos em seus túmulos na Basílica de São Pedro: João XXIII na altar de São Jerônimo (bem próximo ao Altar da Confissão) e João Paulo II no altar da Transfiguração, situado entre as capelas do lado direito.

João XXIII tem seu corpo exposto e recoberto com cera, o que lhe dá uma celestial aparência. Contudo, o corpo de João Paulo II continua sob o altar e, até o momento, o Vaticano não informou qualquer iniciativa de expô-lo, tal como foi feito ao de João XXIII, quando de sua beatificação em 2000. Mas um detalhe: isto ocorreu ao corpo do Papa Bom quase 4 décadas depois de sua morte. Enquanto isto, não obstante os procedimentos químicos para o funeral e a possível conservação para uma exposição sem surpresas, ainda não tem nem 1 década completa que João Paulo morreu.

O rito de canonização, porém, prevê a exposição solene de alguma relíquia dos novos Santos. Porém, já sabemos, por enquanto, que não se tratará de seus corpos.

Na segunda imagem, o Papa Francisco venera os restos mortais de João Paulo II no 8º aniversário de sua morte.

Com informações da página Guardia Svizzera Pontificia