19 de março: Dia de São José

Hoje a Igreja lembra São José, o pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Uma leitura atenta nos conduz a dois aspectos importantes: São José era conhecido em Nazaré por seu ofício e, sobretudo, por seu caráter. Assim sendo, temos a imagem de São José como Esposo fiel de Maria, pai adotivo de Jesus e honrado operário.
A figura de São José adquire em nossos dias uma grande popularidade. Em 1870, Pio IX através do decreto ”Quemadmodum Deus” o declarou patrono da Igreja Universal, instituiu a festa de São José Operário. João XXIII pede sua proteção especial para o Concílio Ecumênico Vaticano II e acrescentou seu nome ao cânon da Santa Missa. São José é ainda conhecido popularmente como o patrono dos pais de família, dos tesoureiros, dos procuradores e dos trabalhadores em geral. Fiel e prudente a serviço da Sagrada Família, é modelo na família cristã, principalmente com relação a suas virtudes no lar.
Sua vida foi toda um contínuo serviço a Jesus e a Maria. Nós cremos que foram realmente proféticas as palavras dirigidas por um sábio oriental ao dizer que São José era “o mais feliz dos mortais”.  Sim, ele foi. Que outro paraíso podia dar-lhe Deus, se já viveu o céu na terra?
Nós falamos de São José, mas, precisamos falar com ele. Na verdade, ele nos disse muitas coisas com o seu silêncio eloquente e santificador, com a sua prontidão em executar os desejos de Deus. Jesus, que sempre nos ensina a dignificar o próprio trabalho, recebeu seu carinho e proteção.
São José é o protetor da Igreja, que peregrina em todo o orbe. Devemos ter uma profunda devoção por ele, afinal, protegeu Maria e Jesus e é modelo de todas as virtudes. Se confiamos aos seus cuidados à unidade da Igreja, as ordens e os movimentos religiosos, as famílias, ele as guardará; e ainda muitos outros como os jovens e as crianças para que não sejam arrastados pela maldade do mundo, mas caminhem segundo os planos de Deus.
Procuremos descobrir hoje e sempre a presença de São José em nossas famílias, de modo particular no mistério de nossa fé. E ele continuará sendo, como sempre foi, o nosso protetor, o nosso modelo de virtude. Que ele rogue a Deus por nós e por este mundo tão afastado do amor que precisa tanto seguir o exemplo deste santo, escolhido e amado por Deus, por Maria e por nós.
São José, rogai por nós!