A última Pré-Romaria dos Coroinhas e IAM deste ano.

Aconteceu no dia 30 de março a última Pré-Romaria dos Coroinhas e IAM, em Paraú que pertence a Paróquia de Campo Grande, estiveram também conosco os coroinhas de Triunfo Potiguar. Foi um momento de entrosamento e amizade entre os grupos de coroinhas e IAM.  



Coroinhas da paróquia


Durante as pré-romarias refletimos sobre a importância da Lectio Divina (Leitura Orante da Palavra de Deus), na vida do coroinha e na vida de nossas crianças e adolescentes que vivem a espiritualidade missionária. Além disso, contribuiu para que as nossas paróquias da  Diocese Santa Luzia de Mossoró, caminhem cada vez mais unidas. Gerando assim um só rebanho do Senhor. Confira alguns momentos: 

     


      


   



Padre deve servir a comunidade com amor, destaca Papa Francisco

Na catequese desta quarta-feira, 26, Papa Francisco refletiu sobre o sacramento da Ordem. Ele destacou três características do ministério de padres, bispos e diáconos: servir com amor, ser apaixonado pela Igreja e alimentar esse ministério com a oração, a Palavra de Deus e os sacramentos da Eucaristia e da Penitência.
Francisco explicou que a Ordem é o sacramento que habilita ao exercício do ministério, confiado por Jesus, de apascentar o seu rebanho, o que deve ser feito não com a força humana, mas com o poder do Espírito. “O sacerdote, o bispo, o diácono devem apascentar o rebanho do Senhor com amor. Se não o fazem com amor, não serve”.
Aqueles que são ordenados são considerados líderes da comunidade, disse o Papa. Porém, ele ressaltou que, para Jesus, isso significa colocar a própria autoridade a serviço, como Ele mesmo mostrou e ensinou aos Seus discípulos.
“Um bispo que não está a serviço da comunidade não faz bem. Um sacerdote, um padre, que não está a serviço de sua comunidade não faz bem. Está errado”.
Além de se colocar a serviço, os que recebem o sacramento da Ordem precisam ter um amor apaixonado pela Igreja, conforme explicou o Santo Padre. A partir da força da Ordem, o ministro deve dedicar-se inteiramente à própria comunidade e a amar com todo o coração, como Cristo ama a Igreja.
Um último aspecto destacado por Francisco sobre a Ordem foi a necessidade de alimentar o ministério exercido a partir desse sacramento. Isso deve ser feito por meio de orações, da escuta da Palavra de Deus, celebrando cotidianamente a Eucaristia e também com o Sacramento da Penitência.
Segundo o Pontífice, quando isso não acontece, o bispo ou o padre acaba perdendo de vista o sentido autêntico do próprio serviço e a alegria que vem da comunhão com Jesus.  “[...] a longo prazo, perdem a união com Jesus e se tornam uma mediocridade que não faz bem à Igreja”, disse o Papa, que acrescentou a necessidade de rezar pelo ministério de bispos e padres.
Concluindo suas reflexões, Francisco falou o que deve ser feito para se tornar sacerdote, destacando que esta é uma iniciativa que parte de Deus.
“A vontade de se tornar sacerdote, de servir os outros nas coisas que vêm de Deus. A vontade de estar por toda a vida a serviço para catequizar, batizar, perdoar, celebrar a Eucaristia, cuidar dos doentes…mas, toda a vida assim! Se alguém de vocês sentiu isso no coração, foi Jesus que colocou isso aí! Cuidem desse convite e rezem para que isso cresça e dê fruto em toda a Igreja”.

Jéssica Marçal, com informações da Rádio Vaticano

Chegando a última Pré-Romaria deste ano,no Zonal do Vale. Participe!


25 de Março / Solenidade da Anunciação do Senhor

Neste dia 25 de março, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço. É o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."

Com alegria contemplamos o mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém, desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:










II Pré-Romaria dos Coroinhas e da IAM no zonal Alto Oeste

Aconteceu neste dia 23 de março a pré-romaria do zonal Alto Oeste, na paróquia de São Sebastião do Encanto-RN. Estiveram presentes alguns coroinhas e alguns da IAM das paróquias que compõem este zonal. Na ocasião comemoramos também os 3 anos de existência da Infância e Adolescência Missionária (IAM)  de Água Nova-RN.

Equipe da Pré-Romaria
Coordenadores com o Pe.José Mario 
Coroinhas e a IAM  do zonal
Parabéns a IAM de Água Nova
pelos 3 anos de existência


Celebração ecumênica dos 500 anos da Reforma

Em 2017, luteranos e católicos vão celebrar juntos os quinhentos anos da Reforma Protestante e recordar com alegria os cinquenta anos de diálogo ecumênico oficial conduzido a nível mundial, na esteira do Concílio Vaticano II.
 
A Comissão Internacional de Diálogo Luterano-católica pela Unidade, já há alguns anos organizou uma programação com vistas a uma possível declaração comum por ocasião do ano da comemoração da Reforma, em 2017. Nos últimos cinquenta anos, o diálogo ecumênico realizou grandes esforços buscando relacionar a teologia dos reformadores às decisões do Concílio de Trento e do Vaticano II, avaliando se as respectivas posições se excluem ou se completam mutuamente.
 
Em 2013, a Comissão de diálogo publicou o documento intitulado 'From Conflict to Communion. Lutheran Catholic Commom Commemoration of the Reformation in 2017', onde após uma detalhada introdução sobre as comemorações comuns, dedica dois capítulos à apresentação dos eventos da Reforma, resume a teologia de Martin Lutero e ilustra as resoluções do Concílio de Trento. A conclusão do documento apresenta um resumo das principais decisões comuns da Comissão de Diálogo Luterano-católico em 1967, particularmente sobre a justificação, a Eucaristia, as Escrituras e a Tradição.
 
O documento sobre os preparativos às comemorações, foi apresentado em 17 de junho de 2013 durante uma coletiva de imprensa realizada do Centro Ecumênico de Genebra, e contou com a presença, entre outros, do Presidente e Secretário da Federação Luterana Mundial (FLM), de Dom Munib Youan e do Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
 
Lançando uma nova luz sobre questões centrais da fé, o documento ecumênico possibilita a superação das controvérsias dos séculos passados e lança bases para uma reflexão ecumênica que se distinga do pensamento dos séculos precedentes, convidando assim os cristãos a considerar esta relação com espírito aberto, mas também crítico, para se avançar ainda mais no caminho da plena e visível unidade da Igreja.
 
Na primeira metade de 2014 deverá ser publicado o documento "Alegria partilhada pelo Evangelho, confissão dos pecados cometidos contra a unidade e testemunho comum para no mundo de hoje", com textos e subsídios para uma oração ecumênica comum. Os textos foram preparados por um grupo de trabalho litúrgico formado por representantes da FLM e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade.
 
Em 2017, o contexto histórico em que se recordará os 500 anos da Reforma é muito diferente do período em que ela foi implementada. A comemoração será realizada, pela primeira vez, numa época ecumênica. Assim, católicos e luteranos não pretendem festejar a divisão da Igreja, mas sim, trazer à memória o pensamento teológico e os acontecimentos relacionados à Reforma, precisamente o que escreve o Documento 'Do conflito à Comunhão', publicado em 2013.
 
O caminhar da história, tem levado luteranos e católicos a tornarem-se sempre mais conscientes de que a origem de acusações recíprocas não subsiste mais, mesmo que ainda não exista um consenso em todas as questões teológicas. Neste sentido, o documento "Do Conflito a Comunhão" conclui propondo cinco imperativos que exortam católicos e luteranos a prosseguirem no caminho em direção a uma profunda comunhão.
 
Diversos encontros realizados em 2013 marcaram esforços comuns com o objetivo de estreitar o diálogo, com reuniões entre o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e a Conferência dos Bispos veterocatólicos da União de Ultrecht, realizadas em Konigswinter, em julho de 2013 e em Paderbon, em dezembro. As Comissões de ambas as partes continuam os trabalhos sobre os temas: a relação entre a Igreja universal e a Igreja local e o papel do ministério petrino; e a comunhão eucarística.
 
Em fevereiro do mesmo ano, realizou-se em Viena o primeiro encontro entre a Comunidade das Igrejas Protestantes na Europa e o Pontifício Conselho, o que levou a reflexões sobre o conceito de Igreja e definições do objetivo ecumênico. Encontros sucessivos realizaram-se em Heidelberg e Ludwigshafen am Rhein, com a participação sete teólogos de ambas as partes.
 
Em 2013, diversas delegações luteranos encontraram-se com o Papa Francisco. Em 2014, uma delegação do Conselho da Igreja Protestante da Alemanha foi recebida em 8 de abril pelo Papa Francisco, encontrando-se sucessivamente com o Cardeal Koch.


Fonte: http://www.conic.org.br/cms/noticias/669-celebracao-ecumenica-dos-500-anos-da-reforma

 

19 de março: Dia de São José

Hoje a Igreja lembra São José, o pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Uma leitura atenta nos conduz a dois aspectos importantes: São José era conhecido em Nazaré por seu ofício e, sobretudo, por seu caráter. Assim sendo, temos a imagem de São José como Esposo fiel de Maria, pai adotivo de Jesus e honrado operário.
A figura de São José adquire em nossos dias uma grande popularidade. Em 1870, Pio IX através do decreto ”Quemadmodum Deus” o declarou patrono da Igreja Universal, instituiu a festa de São José Operário. João XXIII pede sua proteção especial para o Concílio Ecumênico Vaticano II e acrescentou seu nome ao cânon da Santa Missa. São José é ainda conhecido popularmente como o patrono dos pais de família, dos tesoureiros, dos procuradores e dos trabalhadores em geral. Fiel e prudente a serviço da Sagrada Família, é modelo na família cristã, principalmente com relação a suas virtudes no lar.
Sua vida foi toda um contínuo serviço a Jesus e a Maria. Nós cremos que foram realmente proféticas as palavras dirigidas por um sábio oriental ao dizer que São José era “o mais feliz dos mortais”.  Sim, ele foi. Que outro paraíso podia dar-lhe Deus, se já viveu o céu na terra?
Nós falamos de São José, mas, precisamos falar com ele. Na verdade, ele nos disse muitas coisas com o seu silêncio eloquente e santificador, com a sua prontidão em executar os desejos de Deus. Jesus, que sempre nos ensina a dignificar o próprio trabalho, recebeu seu carinho e proteção.
São José é o protetor da Igreja, que peregrina em todo o orbe. Devemos ter uma profunda devoção por ele, afinal, protegeu Maria e Jesus e é modelo de todas as virtudes. Se confiamos aos seus cuidados à unidade da Igreja, as ordens e os movimentos religiosos, as famílias, ele as guardará; e ainda muitos outros como os jovens e as crianças para que não sejam arrastados pela maldade do mundo, mas caminhem segundo os planos de Deus.
Procuremos descobrir hoje e sempre a presença de São José em nossas famílias, de modo particular no mistério de nossa fé. E ele continuará sendo, como sempre foi, o nosso protetor, o nosso modelo de virtude. Que ele rogue a Deus por nós e por este mundo tão afastado do amor que precisa tanto seguir o exemplo deste santo, escolhido e amado por Deus, por Maria e por nós.
São José, rogai por nós!

II Pré-Romaria no Zonal Mossoró II

Neste dia 15 de março de 2014 realizamos mais uma pré-romaria  dos coroinhas e infância e adolescência missionária do zonal Mossoró II. Estiveram presentes as paróquias de Areia Branca, Baraúna, Grossos e os da paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Mossoró. Foi uma manhã muito proveitosa! Confira alguns momentos:

 

 

 


 
 
 
 

Participe!!!




II Pré-Romaria no Zonal Médio Oeste em Apodi

 Neste domingo dia 09 de março realizamos mais uma pré-romaria com todos os Coroinhas e com a Infância e Adolescência Missionária do zonal médio oeste, onde se fizeram presentes 7 paróquias. O evento iniciou-se com a santa missa na Igreja Matriz da cidade de Apodi, seguida de caminhada para o local do encontro. Tivemos brincadeiras, palestra, e direcionamos como iremos realizar a 9ª Romaria, no dia 01 de maio. O nosso agradecimento a paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e São João Batista pela acolhida. Confira alguns momentos: 

 



 

 

Jejuar é não envergonhar-se da carne de Cristo. É dividir o pão com os esfomeados, tratar os doentes e idosos – o Papa em Santa Marta

Eu envergonho-me da carne do meu irmão ou da minha irmã?’ – esta a principal pergunta feita pelo Papa Francisco na Missa em Santa Marta nesta sexta-feira. O cristianismo – afirmou o Santo Padre – não é uma regra sem alma; um prontuário de observações formais para gente com o coração vazio de caridade. O cristianismo é a própria carne de Cristo que se inclina sem envergonhar-se sobre quem sofre. Tomando a Palavra do Evangelho do dia, proposta por S. Mateus, o Papa Francisco refere-se ao facto dos discípulos de Jesus não jejuarem e serem criticados pelos fariseus que, por sua vez, jejuavam muito. Tinham transformado os Mandamentos numa ética, numa formalidade – observou o Santo Padre:

Receber do Senhor o amor de um Pai, receber do Senhor a identidade de um povo e depois transforma-la numa ética é recusar aquele dom de amor. Esta gente hipócrita são pessoas boas, fazem tudo aquilo que se deve fazer. Parecem boas!

Segundo o Papa Francisco já o profeta Isaías na Primeira Leitura tinha deixado claro qual fosse o jejum na visão de Deus: ‘libertar os que foram presos injustamente, (…) pôr em liberdade os oprimidos, quebrar toda a espécie de opressão, repartir o teu pão com os esfomeados, dar abrigo aos infelizes sem casa’. E o jejum mais difícil apresentou-o Jesus na Parábola do Bom Samaritano – referiu o Papa – ter a capacidade de se inclinar sobre o homem ferido. E não esqueçamos que o sacerdote passa, olha mas não pára, se calhar com medo de contaminar-se – afirmou o Papa Francisco:

Aquele é o jejum que quer o Senhor! Jejum que se preocupa da vida do irmão, que não se envergonha da carne do irmão – di-lo o próprio Isaías. A nossa perfeição, a nossa santidade vai para a frente com o nosso povo, no qual nós somos eleitos e inseridos. O nosso maior ato de santidade está na carne do irmão e na carne de Jesus Cristo. O ato de santidade hoje, nosso, aqui no altar, não é um jejum hipócrita: é não envergonharmo-nos da carne de Cristo que vem hoje aqui! É o mistério do Corpo e do Sangue de Cristo. É ir dividir o pão com o esfomeado, tratar os doentes, os idosos, aqueles que não podem dar-nos nada em troca: aquilo é não envergonhar-se da carne!”

Quando eu dou a esmola, deixo cair a moeda sem tocar a mão? E se por acaso a toco, faço assim, de repente? Quando eu dou uma esmola olho nos olhos o meu irmão ou irmã? Quando eu sei que uma pessoa está doente vou visitá-la? Cumprimento-a com ternura? Há um sinal que talvez nos ajudará, é uma pergunta: sei acariciar os doentes, os idosos, as crianças, ou perdi o sentido da carícia? Estes hipócritas não sabiam acariciar! Tinham-se esquecido… Não envergonhar-se da carne do nosso irmão: é a nossa carne! Como nós fazemos com este irmão e com esta irmã, 
seremos julgados.” (RS) 

Fonte: http://pt.radiovaticana.va/news/2014/03/07/jejuar_%C3%A9_n%C3%A3o_envergonhar-se_da_carne_de_cristo._%C3%A9_dividir_o_p%C3%A3o_com/por-779464


Faça sua encomenda!

Atenção coroinhas e IAM da nossa diocese, este será o boné da romaria deste ano, quem desejar favor confirmar o quanto antes a quantidade, para que a gente possa mandar confeccionar.



Papa Francisco pede que brasileiros lutem contra o tráfico de pessoas

O papa Francisco pediu aos brasileiros nesta quarta-feira, 5, que se mobilizem contra o tráfico de pessoas, tema da Campanha da Fraternidade 2014. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a campanha oficialmente nesta quarta, data que marca o início da Quaresma.

O pontífice também afirmou que a "dignidade é igual para todos", em mensagem enviada aos católicos brasileiros. "Não é possível permanecer indiferentes sabendo que existem seres humanos comprados e vendidos como mercadorias! Tenhamos em conta as crianças das quais se tiram órgãos, as mulheres enganadas e obrigadas a se prostituirem, os trabalhadores sem direito e sem voz", disse Francisco, no Vaticano.
Em seu discurso, o papa ainda pediu que os fiéis refletissem durante a Páscoa sobre os abusos que acontecem dentro das próprias famílias. "Pais que escravizam seus filhos, filhos que escravizam seus pais, cônjuges que se esqueceram da chamada para este dom, se exploram como se fossem produtos de consumo, de usar e jogar fora, velhos sem lugar na sociedade e crianças e adolescentes sem voz", completou. Segundo Francisco, "quando se atinge a liberdade do outro, também se atinge a minha. É para liberdade que Cristo nos libertou", concluiu.
Fonte: www.estadao.com.br