Arraia dos Coroinhas


A coordenação diocesana da Pastoral dos Corinhas estará no próximo domingo dia 27 de junho participando do “Arraia dos Coroinhas”. O evento acontecerá na cidade de Martins para o zonal Médio Oeste e na cidade de São Miguel para o zonal do Alto Oeste.

Esperamo ocês lá, pra esta festa animada!

ATENÇÃO

carissimo coroinha, para que a coordenação diocesana dos dos coroinhas tenha mais um meio de evangelizar, pedimos que envie o seu email para:
antoniel_alves1@hotmail.com

SÃO PEDRO


Segundo a Bíblia, seu nome original não era Pedro, mas Simão. Nos livros dos Atos dos Apóstolos e na Segunda Epístola de Pedro, aparece ainda uma variante do seu nome original, Simeão. Cristo mudou seu nome para כיפא, Kepha, que em aramaico significa "pedra", "rocha", nome este que foi traduzido para o grego como Πέτρος, Petros, através da palavra πέτρα, petra, que também significa "pedra" ou "rocha", e posteriormente passou para o latim como Petrus, também através da palavra petra, de mesmo significado.
A mudança de seu nome por Jesus Cristo, bem como seu significado, ganham importância de acordo com a
Igreja Católica em Mt 16, 18, quando Jesus diz: "E eu te declaro: tu és Kepha e sobre esta kepha edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela." Jesus comparava Simão à rocha.[4] Pedro foi o fundador, junto com São Paulo, da Igreja de Roma (a Santa Sé), sendo-lhe concedido o título de Príncipe dos Apóstolos e primeiro Papa. Esse título é um tanto tardio, visto que tal designação só começaria a ser usada cerca de um século mais tarde, suplementando o de Patriarca (agora destinado a outro uso). Pedro foi o primeiro Bispo de Roma. Essa circunstância é importante, pois daí provém a primazia do Papa e da diocese de Roma sobre toda a Igreja Católica; posteriormente esse evento originaria os títulos "Apostólica" e "Romana".

São João do Nordeste

13 de junho dia de Santo Antônio



A vida de Santo Antônio

Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália. Indicado professor de teologia pelo próprio são Francisco de Assis, lecionou nas universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua, adquirindo grande renome como orador sacro no sul da França e na Itália. Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris. Em todos esses lugares suas prédicas encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade. A saúde sempre precária levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913. Dentro da Ordem Franciscana, Antônio liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra pelo superior Elias. Após uma crise de hidropisia (Acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo). Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX. A profundidade dos textos doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular. Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.

EXEMPLO DE SANTIDADE PARA OS COROINHAS


São Tarcísio é tido como exemplo e padroeiro dos coroinhas.São Tarcísio, por volta de 258, com apenas 12 anos de idade, levou a Eucaristia aos Cristãos condenados à morte por ordem do imperador Valeriano. Pressionado por pagãos a entregar-lhes o tesouro eucarístico, resistiu até a morte. Foi sepultado em Roma, nas catacumbas de São Calisto.
O coroinha Adílio quis acompanhar o Padre Manuel na desobriga dos militares da região do Alto Uruguai. Alertado do perigo de emboscadas por parte de anti-clericais, retrucou: “Sou coroinha, estou a serviço de Deus”. E acompanhou o padre.De fato o padre e o coroinha foram emboscados. O padre teve morte instantânea com uma bala na cabeça. O menino foi torturado barbaramente por ódio contra a religião. Morreu um pouco antes de chegar o socorro. Foi mártir do dever. É símbolo moderno de fé e dedicação a Deus. A ele se aplica o lema dos coroinhas: “Consagrar desde cedo nossa vida a Deus”. Além de “desde cedo consagrar sua vida a Deus”, os coroinhas –meninas e meninos – circundam nossos altares quais anjos a serviço da liturgia, cuidando dos vasos sagrados e ajudando nas romarias, nas procissões e nas celebrações da fé.Enquanto as crianças e adolescentes estão expostos a muitos venenos, os coroinhas aprendem a viver e a conviver em paz e harmonia, num espaço de alegria, de tolerância e de fé. Os encontros de coroinhas, graças a assessores e assessoras dedicados, evitam o perigo da droga, da violência e do ódio.Proporciona-se um ambiente de liberdade, do cultivo de ideais cristãos, da superação de conflitos no lar, da arte de bem viver na amizade e no serviço a Deus e ao próximo.
Deus abençoe nossos coroinhas!
Dom Aloísio Sinésio Bohn

MENSAGEM DE JOÃO PAULO II AOS COROINHAS

A DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Sagrado Coração de Jesus é uma devoção praticada pela Igreja Católica que se comemora todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus.
A origem desta devoção deve-se a
Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. A Santa Margarida Maria teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. Foram três as aparições de Jesus: A primeira, deu-se a 27 de Dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675.
Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que, aproveitando-se da Sua divina misericórdia, participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras. Disse Ele, numa dessas ocasiões a Santa Margarida: "Prometo-te, pela Minha excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora".
QUEM SOMOS?

Somos acima de tudo evangelizadores, somos pessoas que ajudam a serviço da Igreja, que ajudam pela evangelização através do serviço ao altar do senhor, com dedicação e adoração! Somos coroinhas da Comunidade Santíssima Trindade temos como objetivo servir a Deus levando para as pessoas o evangelho de Jesus, ensinando que através do serviço podemos mudar vários corações que ainda não encontraram o verdadeiro caminho que é : JESUS!!
Ajudar significa para nós servir e para servir temos que ter acima de tudo amor a Jesus Sacramentado e aos discípulos de Jesus.
O nosso trabalho é o serviço do cristão, ajudando nas celebrações de forma acolhedora e dedicada!!!
Ser coroinha é servir a Deus e a toda comunidade, ajudando nas celebrações litúrgicas. Servimos ao altar e auxiliamos o sacerdote e o diácono. O coroinha ajuda a missa, ele não é um enfeite. Ele tem uma função muito importante que é a desempenhar um ministério, um serviço que exige dedicação, responsabilidade e compromisso consigo mesmo e com Jesus.
Para ser coroinha temos que ter piedade, postura, respeito para com os ministérios, respeito para com o sacerdote, e atenção para com os fiéis da comunidade, respeito para com o templo!!!

Enfim Servidores!!!